Desta vez eu superei em lindeza e fofura. Sei que já disse isso uma vez, mas consegui me superar kkkk. Lindo – mesmo – ficou este livro educativo de tecido que eu fiz para dar de presente de aniversário de 1 aninho da minha sobrinha Sophia. Deu um trabalhinho… mas ficou a coisa mais fofa do mundo!!!
Eu adoro trabalho com feltro e acho que é um material colorido e gostoso pra fazer arte pra crianças. É fácil de manipular e dá um efeito rico nas produções. Já tinha me aventurado antes em fazer livrinhos de tecido. Fiz um que princesas, pra minha sobrinha Manuella, e outro de monstinhos, que ficou pra mim mesma :-). Desta vez, já com mais expediência no trabalho tanto com o feltro quanto com o livro de tecido, eu optei por fazer um livro educativo. Veja a seguir como fiz esta fofura <3 <3 <3. Primeiro vou falar do material usado em todo o trabalho. Eu tinha tudo aqui em casa, não foi necessário comprar nada! Sou daquelas que guardam fitinhas, florzinhas, pedacinhos de renda… e por isso tenho uma infinidade de acessórios e que pude aproveitar neste trabalho. Eu usei:
- Tecido de algodão cru
- Manta acrílica
- Feltro de diversas cores
- Fitas coloridas
- Lantejoulas e pedras coloridas
- Renda
- Pedrarias
- Ziper, elástico e botão
- Linha e agulha
- Tecido de ponto cruz
- Caneta que escreve em tecido
- Cola, muita cola!
O primeiro passou foi costurar três peças de tecido, com cerca de 70 x 25 centímetros, e recheadas com manta acrílica. Dobrei no meio e fiquei com um livro com 8 páginas no total. Uma costura no meio deu a “cara” de livro para as faixas de tecido. Tudo bem simples, costura reta.
O trabalho seguinte foi imaginar o que preencheria cada uma das páginas. Já sabia que queria um livro educativo e bem colorido. Como minha sobrinha tem só um aninho, pensei no básico pra um trabalho educativo:
- Formas
- Letras
- Cores
- Números
- Estações do ano
- Aprendendo a se vestir
- Oração
O próximo passo foi buscar na web os moldes para cada uma das páginas do meu livro. Eu gosto de imprimir em papel sulfite o que será cortado. Pra evitar que o feltro “escorregue” e que eu corte errado a peça, sempre prendo com durex. Além de firmeza, o durex deixa a superfície mais rígida pra cortar detalhes. Não se preocupe porque não desfia. Veja abaixo como baixar os moldes.
Depois de imprimir todos os moldes, cortei as peças e deixei tudo a mão para a montagem. Só não tenho moldes para as estações do ano. Para criar esta página eu desenhei num papel, e cortei o molde usando o meu desenho. Não sou uma desenhistas, mas sei criar moldes básicos e pra este trabalho funcionou 🙂
Depois de tudo cortado foi a vez de separa os demais itens para colocar em cada página. Como tenho muita tranqueira em casa, separei tudo o que combinava com o projeto: pedaços de renda, fitas coloridas, botões, etc…
Também aproveitei o tecido do livro pra montar os títulos de cada página. Com uma caneta própria, escrevi em cada tira de tecido o nome da página. Recortei em volta com uma tesoura de picotar. Eu ia fazer uma página de bichinhos, mas substitui a última página pela oração bordada em ponto cruz.
Esta foi a única coisa que não fiz neste trabalho. Queria fazer uma oração de proteção e minha mãe me deu uma toalhinha que ela estava bordando de presente, mas que desistiu de usar. Recortei e costurei no meu livro!
E o meu livro educativo de tecido ficou assim! O que vcs acharam?
E esta é a Sophia brincando com o livro aqui em casa 🙂
Mais ideias de livros educativos aqui no meu Pinterest:
Siga o painel Educational Ideas de Feito pela Ju no Pinterest.