Não 🙂 Este post não foi publicado no começo do ano passado! Sim, a data na pasta é 2015 e está correta 🙂 Eu é que estou um pouco atrasada para publicar esta dica de organização. Todo início de ano eu organizo a minha “vida burocrática” para passa o ano tranquilamente. Mas antes de fazer este planejamento, eu “fecho” o ano organizando o que passou. Eu revejo todas as contas e documentos importantes no ano e arquivo. Este ano, eu criei esta pasta arquivo, usando envelopes. Muito simples de fazer em casa e super útil para começar o ano organizada.
Como eu disse, é muito fácil de fazer. Tenho uma pasta arquivo como esta para os anos anteriores também. No comecinho do ano revejo se todas as contas estão em dia e todos os documentos organizados. Quando eu fecho a pasta tenho a certeza que o ano anterior terminou para mim.
Material utilizado para fazer a pasta arquivo:
- 6 envelopes tipo saco no tamanho 229×324 (comprei na kalunga)
- cartolina colorida para montar a pasta
- papel A4 para fazer a sanfona
- fita de cetim para fechar
Como o envelope é maior que um papel A4 (21×29,7), eu optei por cartolina colorida. Cortei no tamanho um pouco maior que os envelopes. Como vou colocar muito papel dentro, os envelopes vão “estufar”. O acabamento entre as duas folhas também foi feito com cartolina. Quem acompanha o meu blog sabe o quanto eu adoro papel craft.
Para juntar os envelopes, eu fiz uma sanfona com o papel A4. Como este ano eu optei por usar apenas 6 envelopes, dobrei 14 vezes. Cada envelope foi colado entre dois lados na sanfona. Os lados das duas pontas foram colados na pasta.
Nos anos anteriores, eu usei 12 envelopes: um para cada mês. Este ano eu fiz diferente. Usei apenas 6 envelopes e organizei por tipo de conta: luz, condomínio, gás, internet/telefone, IPTU e gerais. Assim, dá pra criar conforme a sua necessidade, acrescentando ou excluindo envelopes. Gasta menos também, né!
Depois de colar as pastas, fiz o acabamento final. Corte as flores e os números na minha Silhouette. É um projeto simples, para ficar guardado. Nem precisa tanta decoração assim, né!